Blog

O que é CIPA e como podemos te ajudar na prevenção de acidentes de trabalho?

01/07/2019 - Ags Diagnósticos Ltda

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é considerada um movimento dentro das empresas muito importante e necessário para os direitos dos trabalhadores, principalmente no que se refere à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Toda empresa que tenha mais de 20 funcionários deve constituir CIPA ou treinar um designado para cumprir os objetivos da CIPA.

Sendo seu principal objetivo conciliar o andamento dos trabalhos com a preservação da vida, saúde e bem-estar dos trabalhadores, a CIPA é composta pelos próprios trabalhadores da empresa com eleições internas com duas formas de representação: a dos empregados e do empregador.

Dessa forma, a comissão atua através de palestras preventivas, fiscalizações e incentivo à utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) por todos os trabalhadores.

A CIPA deve ser criada e cumprida de acordo com o artigo 163 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e da Norma Regulamentadora (NR) 5, aprovada pela Portaria nº 08/99.

Apesar da NR 5 tratar com complexidade o tema, há algumas outras legislações que também abordam obrigações aplicáveis à CIPA complementares à NR.

O uso e abuso de drogas no trabalho, em especial bebidas alcoólicas, aumenta a frequência de doenças em geral e daquelas relacionadas ao trabalho, como acidentes de trabalhos graves, neste caso a CIPA tem um papel importante na prevenção de acidentes, promovendo um ambiente saudável de trabalho com o trabalho preventivo.

Entre em contato conosco para maiores detalhes em como podemos lhe ajudar.